diferenciado

Organize o seu tempo

Não tenho tempo para nada! Você já ouviu alguém dizer esta frase? ou você costuma falar? A desigualdade pode até existir, uns tem mais dinheiro que outros, ou ainda mais inteligencia, ou ainda aproveita melhor as oportunidades que aparecem, mas um recurso que todos temos de igual para igual, é o Tempo. O tempo é igual para todos nós, mas porque falamos então que não temos tempo, ou que o dia poderia ter 25 horas.

faz_tudo

Vou listar aqui algumas técnicas que fará você identificar onde está sendo ineficaz na organização do tempo, e com isso se tornará uma pessoa mais produtiva.

  • Estabeleça um plano:

planejamento

Ao receber uma tarefa para se executada, tente entender o que precisa ser feito, e qual o resultado esperado por quem a solicitou, a pessoa produtiva surpreende a expectativa sabendo o caminho que terá que percorrer para terminar em tempo hábil e com um ótimo resultado final, crie um plano para executar. Não saia tentando resolver sem a mínima ideia de como fazer, ou sem entender bem o porque da solicitação. Esta regra vale também para quem irá solicitar algo para alguém, seja claro no pedido, motive a pessoa, faça com que ela se sinta responsável.

  • Tenha objetivo:

acerte o alvo

O que você acha de ir a um consultório médico, e durante a consulta o médico ao invés de prestar atenção em você, está na frente do computador no Facebook olhando as mensagens? Então porque você faria isso enquanto esta no horário de trabalho?
Os objetivos devem ser claros, a pessoa produtiva ignora tudo que não está relacionado com o seu trabalho, ou que a interrompa com frequência. Se você se distrai com facilidade durante a execução de uma tarefa, ou deixa sempre o que não é urgente para depois, cuidado, você pode estar entrando fase muito perigosa e difícil de sair.

  • Surpreenda:

diferenciado

Se algo tem que ser feito, faça! Não deixe para manhã o que pode ser feito hoje! Estes ditados parecem banais, mas fazem muito sentido, o que diferencia uma pessoa produtiva e uma pessoa sem tempo, é entregar tudo no prazo e com resultado melhor que o esperado. Aproveite o tempo para produzir resultados.
De acordo com a Lei de Parkinson  “Tarefas a ser executadas em um determinado tempo, nunca ficam prontas com antecedência, pois as pessoas tendem a ocupar o tempo até a conclusão da tarefa.” Por exemplo: se você tem que fazer um relatório que leva 5 minutos para ser produzido, mas que solicitou para você lhe deu 30 minutos para a conclusão, é fato! você levará 30 minutos para entregar.
Utilize agenda para organizar o seu tempo, não prometa mais do que pode cumprir, e não deixe de fazer o que precisa ser feito agora! Essas dicas podem ajudar a organizar o seu tempo de forma mais eficaz e produtiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.