Programa 5S

Conceituado no Japão na década de 50 no período pós guerra, com o objetivo de organizar e acelerar a reconstrução do País. O programa 5S tem como base o descarte, organização, limpeza, higiene e disciplina. A Sigla 5S vem de 5 palavras:

programa 5s

  • Seiri (Descarte)
  • Seiton (Organização)
  • Seiso (Limpeza)
  • Seiketsu (Higiene)
  • Shitsuke (Ordem Mantida)

Apesar de ser tão óbvio, descartar o que não é utilizado, manter limpo, inclusive há quem fale que 5S é simplesmente exercitar “bons hábitos” ou ainda o bom senso.

5s

A maior dificuldade de implantar o programa 5S é o rompimento de paradigmas incrustados em nossa cultura. O suporte para que este rompimento ocorra de forma tranquila e objetiva é o fator determinante para a boa pratica, e apesar de que este rompimento deve ser natural, para garantir a perpetuação da mudança. Esse processo deve ser planejado de forma a conquistar cada passo de cada vez.

A principal causa de insucesso na implementação do programa 5S, é a falta de uma filosofia, falta de entendimento do conceito e a falta da continuação do programa. Importante é ainda dizer que o 5S pode e deve ser estendido para fora da empresa, sendo levado até os hábitos pessoais, e familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.