imagem_orange

Resiliencia

Todos nós temos dificuldade, mas para alguns as dificuldades são vencidas com mais facilidade, elas não de deixam abater diante dos problemas. O termo para essa capacidade de não se deixar levar pelos problemas é Resiliência. No Wikipédia o termo resiliência vem dá física, onde alguns materiais tem a capacidade voltar ao estado original após sofrer uma deformação, absorvendo a energia aplicada.

mola

Os Psicólogos definem e identificam alguns fatores que tornam as pessoas resilientes, veja algumas:

  • Atitude positiva
  • Otimismo
  • Capacidade de regular emoções
  • Capacidade de ver o fracasso como um aprendizado

Segundo Paulo Yazig Sabbag, professor de gestão de projetos na FGV, “Ser resiliente é ter a capacidade de enfrentar crises, traumas, perdas, graves adversidades, transformações, rupturas e desafios, elaborando as situações e recuperando-se diante delas”.

resiliencia

Esta palavra apesar de ser utilizada pela psicologia a bastante tempo, se popularizou e está cada vez mais presente no mercado de trabalho, definindo a capacidade de superar objeções com criatividade e entusiamos, se abater diante de um não de um venda, ou de uma discussão com um cliente, ou companheiro de trabalho nunca foi tão valorizada.

E essa característica deve ser trabalhada principalmente entre os dirigentes, em tempos de crise, eles aprendem com os erros, e conseguem superar os desafios.

Exercite a confiança, mantenha bons relacionamentos, esteja perto de amigos e pessoas significativas, ouça o que as pessoas tem a dizer, aceite opiniões e saiba ouvir.

Saiba dar a volta por cima, tire forças de onde nem sabe que tem, e desta forma você acaba descobrindo competências quem nem imaginava ter, superando obstáculos.

Resilience

Outra dica importante é nunca espere que os outros resolvam os problemas para você, controle a ansiedade, diante de uma dificuldade lembre-se de tudo que pode ganhar resolvendo ou superando o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.