imagem_orange

GTD, o tempo a seu favor

Quantas vezes já se pegou dizendo, não tenho tempo para nada, ou ainda, meu dia deveria ter 30 horas!

relogio-em-espiral

O grande detalhe é que acabamos tentando fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo, começamos tantas tarefas que são impossíveis de ser concluídas, e então nos frustamos por não ter conseguido.

A metodologia Getting Things Done, ou simplesmente GTD desenvolvida por David Allen ajuda a gerenciar a realização dessas tarefas. O conceito é bastante simples, porem muito sistematizado, onde você deve principalmente esvaziar a mente, anotando todas tarefas que deve realizar em listas.

Getting_Things_Done

A chave do sucesso da metodologia GTD é quebrar grandes tarefas em pequenas ações, que podem ser realizadas.

Ao anota tudo que tem que ser feito, tudo mesmo, calibrar o pneu do carro, comprar material dos filhos, visitar um possível cliente, lista de supermercado, ler um livro, etc você acaba tranquilizando sua mente, pois você já não mais precisa saber que tem que fazer, e relembra toda hora que vê algo relacionado, ao anotar, sua mente sabe onde encontrar e fica tranquilizada para resolver as tarefas.

anotar

O ato de anotar pode ser feito de várias formas, um bloco de papel, um aplicativo no Smartphone/computador, ou ainda os 2. Depois de anotar tudo, é podemos criar as listas de afazeres que pode ser:

  • @trabalho
  • @casa
  • @em analise
  • @fazer depois
  • @descartar
  • @delegar

Agora é hora de processar, isto é, indicar um momento do dia para realizar esta tarefa, (importante, após pegar essa tarefa você deve ser rigoroso pois a tarefa não pode voltar para lista). É importante neste momento muita concentração, para não errar e não por tudo a perder.

Uma vez por semana, você deve reservar um momento onde você analisa tudo que fez nos dias anteriores, e ver quanto foi feito.
Podem ser usados papeis e caixas para realizar o método, que pode ser facilitado ainda por alguns aplicativos como Evernote, Gtasks e o Calendar do Gmail para Android e Wunderlist, OmniFocus para IOS.

Uma opinião sobre “GTD, o tempo a seu favor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *