imagem_yellow

Analise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para análises de ambiente de gestão e do planejamento estratégico.

analise_swot

O nome vem da junção das palavras “Strengths” (Forças), “Weaknesses” (Fraquezas), “Opportunities” (Oportunidades) e “Threats” (Ameaças). Em Português o termo é conhecido por FOFA.

Elaborado por Albert Humphrey na década de 60 nos EUA, a Análise SWOT por sua simplicidade, pode ser utilizada para inúmeros cenários.

Mas como elaborar uma Análise SWOT de forma fácil e objetiva?

O preenchimento é muito simples, inicialmente escolha um ponto ou tema para iniciar a análise, “o lançamento de um novo produto“, por exemplo.

analise_swot2

 

Definições dos Pontos de Analise:

Dependem do Ambiente Interno

  • Forças: São as vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes, exemplo, conhecimento técnico, qualidade do produto, bom serviço prestado.
  • Fraquezas: São as desvantagens internas, como exemplo, falta de equipamento ou recurso para melhorar a qualidade do produto, marketing negativo do produto, organização deficiente.

Dependem do Ambiente Externo

  • Oportunidades: São aspectos externos analisados, que potencializam a vantagem competitiva da empresa, exemplo, mercado em ascensão, mudanças de legislação, falência de um concorrente.
  • Ameaças: São aspectos externos negativos, exemplo, a entrada de um concorrente, perca de capital humano.

Procure se atentar nos pontos de maior importância, não generalize muito no inicio pois poderá dificultar a análise e tomadas de decisões com foco em evidenciar as oportunidades dos setores no ambiente corporativo, procurando minimizar pontos de fraqueza. A medida que o conceito é enraizado e se torna natural poderá ser analisado de forma mais complexa.

Alguns materiais podem ser úteis para auxiliar no preenchimento, como se basear em dados do MEG (Modelo de Excelência em Gestão), PEST (Fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos), e as 5 forças de Porter. Falarei um pouco mais a frente.

2 opiniões sobre “Analise SWOT”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *