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5 Forças de Porter

A análise das 5 forças de Porter fecha o ciclo que permite analisar melhor os fatores determinantes em uma analise de Planejamento Estratégico, este conceito foi inicialmente concebida por Michael Porter em 1979, e permite fazer uma análise geral e/ou setorial de de competição entre empresas.

Como funciona?

5_Forcas_de_Porter

São considerados 5 fatores julgados como de extrema importância, para inclusive marcar estratégias de mercado, afetando por exemplo a capacidade de servir seus clientes e obter lucro.

  • 1° Força – Possibilidade de Entrada de Concorrentes

Estabeleça os principais pontos contra e a favor que evidencia uma possibilidade de entrada de concorrentes com sua empresa.

  • 2° Força – Rivalidade entre Empresa do Ramo

Mede a força e rivalidade das empresa do ramo.

  • 3° Força – Ameaça de Produtos Substitutos

Analisa a ameaça de entrada de produtos e/ou serviços substitutos.

  • 4° Força – Poder de Negociação dos Compradores

Mede o poder de negociação entre seu negócio e o seu cliente.

  • 5° Força – Poder de Negociação dos Fornecedores

Analisa o poder de negociação com os fornecedores do qual sua empresa irá negociar.

A analise pode ser feita da seguinte forma:

Atribua as seguintes pontuações:

  1. discordo totalmente
  2. discordo
  3. parte falsa e parte verdadeira
  4. concordo
  5. concordo totalmente

 

1° Força – Possibilidade de Entrada de Concorrentes
FATORES NOTA
A As empresas concorrentes possui marca desconhecida
B Os clientes da empresa concorrente não é fiel
C É possível ser pequeno para entrar no negócio
D Baixo investimento em infra-estrutura, crédito a clientes e produtos
E Baixo custo para o cliente trocar de fornecedor
F A tecnologia do concorrente não é patenteada
G Não existe limitação por parte do governo a entrada de novas empresa
H Empresas estabelecidas tem pouca experiência no negocio ou altos custos
I Baixa possibilidade de briga com novos concorrentes
J O mercado não está saturado
Total
Média da Força 1 =

 

2° Força – Rivalidade entre Empresa do Ramo
FATORES NOTA
A Grande número de concorrentes, com equilibrio em termo de tamanho
B Lento crescimento para o ramo
C Custos fixos alto e pressão no sentido de vender o máximo para cobrir custos
D Disputa acirrada entre os concorrentes
E Não há diferença entre os produtos/serviços oferecidos pelo concorrente
F Alto custo para sair do ramo
Total
Média da Força 2=

 

3° Força – Ameaça de Produtos Substitutos
FATORES NOTA
A Enorme quantidade de produtos/serviços subtitutos
B Produtos/Serviços substititutos tem custo mais baixos que os do concorrente
C Empresas concorrentes não fazem marketing para se promover
D Setor em expansão e aumentando a concorrencia
Total
Média da Força 3=

 

4° Força – Poder de Negociação dos Compradores
FATORES NOTA
A Cliente compra em grande quantidade e briga por preço
B Produto/Serviço representa alto impacto no custo para os clientes
C Produtos/Serviços que os clientes compram são padronizados
D Não existe custo para os clientes mudarem de fornecedor
E Ameaça dos clientes produzir os produtos/seviços para suprir as necessidades
F Produto/Serviço oferecido não é essencial para melhorar o produto do comprador
G Clientes bem informados sobre os preços e custos do setor
H Clientes trabalham com margens de lucro reduzidas
Total
Média da Força 4=

 

5° Força – Poder de Negociação dos Fornecedores
FATORES NOTA
A Poucas empresas fornecedoras de produto, insumo e/ou serviço no setor
B Dificuldade em subtituir os produtos/serviços oferecidos pelo fornecedor
C Empresas existentes no negocio não são importantes para os fornecedores
D Insumos/serviços são importantes para o sucesso do negócio no setor
E Os produtos comprados dos fornecedores são diferenciados
F Custos para mudança de fornecedor
G Ameaça do fornecedor entrar no negocio do setor
Total
Média da Força 5=

 

Preencha a tabelas e faça a média individual de cada força, considere o valor do resultado:

Menor que 2 – Arriscado

Entre 2 e 3 Risco Médio

Entre 4 e 5 Baixo Risco

3 opiniões sobre “5 Forças de Porter”

  1. Gostaria de saber, isso foi elaborado ou você se baseou em algum livro,técnica, há embasamento nisso? (nessas tabelas e pontuações)

    1. Olá André, a tabela mostra somente um exemplo de como pode ser utilizado o método para cada tipo de situação. Neste exemplo estou falando de produto/serviço em um possível cenário mercadológico.

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