imagem_royal

Excesso de Informação

O acesso a informação está cada vez mais fácil e abundante, hoje é possível pesquisar sobre qualquer assunto ou pessoa, seja o mais raro ou o mais reservado, sempre terá um resultado.

mind_map

O que ninguém percebe é que essa facilidade nem sempre é boa, pois o excesso de informação aliado a falta de foco ou de norte, pode atrapalhar e ser muito prejudicial, podendo chegar ao emburrecimento digital.

vancity-infooverload1

 

Para saber se você está com o problema do excesso de informação basta prestar atenção nas pesquisas que faz no dia-a-dia.

  • Se você começa pesquisar sobre o telefone de um dentista, passa por uma receita de bolo, uma matéria sobre os conflitos islâmicos, e termina assistindo um vídeo de lançamento de um novo automóvel (e já esqueceu o que procurava quando sentou na frente do computador) você é um forte candidato a este problema moderno.
  • A falta de foco é o grande vilão, para fugir desse problema anote sempre, anote tudo, tenha sempre um bloquinho de anotações sempre a mão, esta anotação pode ser feita no Smartphone também, existem vários aplicativos para gerenciar tasks, Evernote .
  • Outra atitude importante e benéfica é desabilitar os aletas de email e mensagens em seu Smartphone, área de trabalho e/ou tablet, pois sempre que receber um alerta, não vai continuar o que está fazendo até matar a curiosidade de saber o que recebeu.
  • Procure também determinar o tempo de acesso. Procure fazer isso em alguns horários do dia, nada de ficar acessando email toda hora, ou chegando a rede social de 5 em 5 minutos, pois sempre e sempre você acabará acessando outras paginas como uma promoção imperdível de um descascador de batatas (e você pensa, como consegui viver até agora sem isso?).

Uma técnica muito útil para organizar o seu tempo é fazer uso do GTD, que permite gerar uma lista dos afazeres, a principio pode parecer chato e difícil de usar, mas não se engane, o ganho em produtividade será imenso, e o retorno garantido.

Você reduz:

  • Stress
  • Cansaço
  • Falsa sensação de improdutividade
  • Falsa sensação de que está ficando desatualizado

Você ganha:

  • Qualidade de vida
  • Aumento da produtividade

Não é milagre, não é algo que você irá aprender da noite para o dia, mas é uma grande possibilidade de dar certo, se quiser pesquisar mais sobre o assunto procure o livro do David Allen, A arte de fazer acontecer, outro blog que gosto muito também é da Thais Godinho (link).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *