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Vendas em tempos de Crise

Os números não mentem o Brasil está realmente passando por um tempo de recessão econômica e política. O mercado está com medo e com a queda do valor do Real em frente ao Dólar, desestimulação de crescimento pela alta dos juros e a volta da inflação, muitas empresas estão repensando a forma de atuação no mercado.  

Aumento nas vendas

 

O mercado de varejo final, principalmente os de pequeno porte deve rever neste momento a forma de atuação e listarei abaixo algumas  técnicas que irão ajudar a manter, e muitas vezes até aumentar seus lucros, clientes e vendas.

  • Venda Cruzada:

Conhecido também como venda casada (cross-selling), está forma de comercialização busca oferecer produtos completando a venda para o cliente. Exemplos: se o cliente está comprando um óculos de grau, tente embutir na venda um óculos de sol; se o cliente está comprando uma camisa, porque não já oferecer uma gravata combinando. Preste atenção aos grandes Players, redes de postos de gasolina que tentam de qualquer forma empurrar aditivos para seu carro, bancos te ligam todos os dias oferecendo seguros milagrosos.

  • Fidelização:

Um cliente fiel, te defende até de baixo d’água, e esse efeito pode ser facilmente conseguido com um brinde, um desconto especial. As pessoas gostam de ganhar mimos e ficam muito felizes com isso.

  • Traga de volta os clientes perdidos:

Ligue para seus antigos clientes e tente convence-los a voltar a comprar de você.

  • Indicação:

Peça indicação para seu clientes, uma indicação é praticamente uma venda certa. Mas cuidado com está técnica, se seu atendimento for ruim ou ineficiente pode comprometer todo processo, colocando em risco inclusive a fonte da indicação.

  • Relacionamento:

Tudo está no relacionamento, ligue para seu cliente no dia do aniversário dele, construa um histórico de relacionamento com seu cliente, conheça hábitos, pequenos detalhes que podem fazer toda diferença. Faça convite para ele quando chegar algo em sua loja que ele sinalizou interessado, convide-o para lançamentos, de novas linhas de produtos, as pessoas gostam de se sentir importantes, personalize de alguma forma o atendimento para este cliente.

É muito difícil ganhar novos clientes, mas pior ainda é perder os que você tem, então lute com unhas de dentes para que ele seja sempre seu, como dizem, o mais importante não é ganhar, e sim não perder.

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